segunda-feira, dezembro 25, 2006

RECEITAS...

Faça uma boquinha e ainda combata a flacidez.

Geladinha, deliciosa e quase sem calorias:
Com esse trio de características, a gelatina light só podia mesmo ser a queridinha de quem está de regime. Uma taça da sobremesa tem, aproximadamente, 10 calorias.
"A gelatina é obtida a partir do colágeno bovino e, por isso, é boa fonte de proteínas", afirma a nutricionista do Minha Vida, Roberta Stella. "No organismo, essas proteínas são quebradas em aminoácidos, usados na formação de novos tecidos, na cicatrização, nas articulações, no sistema imune e muscular".
O colágeno ainda dá uma mãozinha na melhora da elasticidade e da textura da pele. "Mas a quantidade de colágeno que a gelatina industrializada oferece é pequena e, para melhorar aspectos estéticos como cabelo, unha e pele, o indicado é a suplementação de colágeno hidrolisado", diz Roberta.
Oferecido na forma de cápsulas e em pó, esse suplemento pode ser consumido diariamente. "Em média, 10 gramas ou uma colher de sopa são suficientes, mas para ter certeza da dose é melhor consultar um especialista", aconselha a nutri.
Portanto, antes de sair correndo para a farmácia, passe primeiro por um dermatologista. "A utilização do colágeno hidrolisado só funciona em situações críticas e o consumo de gelatina serve como uma espécie de manutenção", diz Roberta. Ou seja, nada de comer um potinho dessa delícia de vez em quando. Inclua o alimento no cardápio, como sobremesa ou até como um refrescante lanchinho de verão. A seguir, Roberta apresenta sugestões que têm esse antídoto contra a flacidez como ingrediente principal.

TAÇA SAUDÁVEL DE ABACAXI

Ingredientes:
1 unidade de gelatina de abacaxi diet
1 pote de iogurte natural desnatado
2 colheres (chá) de adoçante em pó

Modo de Preparo:

Prepare a gelatina conforme a embalagem e leve à geladeira para tomar consistência. Em um liquidificador, bata a gelatina com o iogurte e o adoçante. Leve novamente à geladeira para que fique consistente.
Rendimento: 2 taças
Valor calórico: 55 calorias (por taça)

TORTA DE QUEIJOS LIGHT COM KANI KAMA

Ingredientes:

Para a massa:

1 pacote de biscoito água e sal
2 colheres (sopa) de margarina

Para o recheio:
1 colher (sopa) de óleo
1 dente de alho picado
1/2 cebola ralada
1 tomate sem pele e sem sementes picado
2 talos de alho poro fatiado em rodelas finas
1 pacote pequeno (100 g) de kani kama desfiado
sal a gosto
pimenta moída a gosto

Para o creme:

250 mL de creme de leite fresco
1 e 1/2 pote (225 g) de cream cheese light
500 g de ricota amassada
1 envelope de gelatina em pó incolor e sem sabor.
Molho inglês a gosto

Modo de Preparo:
Massa: triture os biscoitos e junte a margarina. Misture muito bem. Unte com margarina uma fôrma de aro removível e forre-a com a mistura. Reserve.

Recheio: aqueça o óleo, doure o alho, a cebola, o tomate e o alho poro. Apague o fogo, junte o kani kama desfiado. Tempere e reserve.

Creme: bata na batedeira o creme de leite até ficar cremoso. Reserve. Bata o cream cheese light até ficar com a consistência cremosa e junte a ricota amassada. Bata. Dissolva a gelatina conforme a embalagem e acrescente à mistura de cream cheese light e ricota. Bata. Incorpore o recheio de kani e, por último, o creme de leite reservado. Tempere com molho inglês. Despeje a mistura na fôrma e leve à geladeira por 7 horas.
Rendimento: 12 pedaços
Valor calórico: 250 calorias (por pedaço)

Nenhum comentário: