segunda-feira, agosto 06, 2007

FIQUE POR DENTRO!

Este é O Filtro, um roteiro do que há de mais relevante nos principais jornais do país hoje. Todas as manhãs, de segunda a sexta-feira, o boletim eletrônico estará disponivel no site de ÉPOCA.
Boa leitura.
Thomas Traumann

Lula e as estatísticas.
Aforisma atribuído ao escritor americano Mark Twain divide as mentiras em três categorias: mentiras, mentiras grosseiras e estatísticas. A pesquisa do Datafolha divulgada ontem na Folha é daquelas estatísticas que podem ser lidas de modo a se tirar a conclusão que quiser. O número geral mostra que a aprovação do governo Lula se manteve na casa dos 48%, apesar da saraivada de críticas após o acidente da T AM . Mas na faixa da população que ganha mais de dez salários mínimos, a popularidade do presidente caiu sete pontos percentuais desde março. Traduzindo os números para o português: o acidente provocou, sim, um aumento na rejeição do governo junto aos mais ricos. Mas, para a população em geral (para desespero da oposição), o governo Lula tem um gigantesco crédito por ser considerado infinitamente superior ao de FHC. Isso não é resultado apenas do carisma de Lula. É algo mensurável no crescimento da economia, na oferta de emprego e no controle da inflação.
A dor depois da morte.
Na edição de domingo, O Estado comprova que os corpos das vítimas do acidente com o avião da Gol, em setembro do ano passado, foram pilhados. Documentos importantes de alguns dos 154 mortos estão sendo usados hoje por falsários - um deles utilizou esses documentos no contrato de um empréstimo, no mês passado, em uma financeira de Brasília, para comprar um carro por R$ 20,4 mil.
O brigadeiro sem reversor.
Demitido por incompetência, o ex-presidente da Infaero brigadeiro J. Carlos Pereira saiu atirando. À Folha de hoje, ele especula que o acidente da TAM foi provocado por uma falha de projeto no Airbus que induziu o piloto a erro. Disse ainda que "soube do boato" que dinheiro da Infraero foi desviado para pagar dinheiro de campanha. "Mas sem comprovação. Porém, se você examinar aquela quantidade imensa de processos no TCU, alguma suspeição pode ser levantada, sem dúvida", sugeriu. A O Globo, J. Carlos disse que Denise Abreu, diretora da Anac, fez lobby para um amigo. A Época, ele insinuou que Denise protege os interesses da TAM na agência. Depois, disse que a acusação foi feita em tom de blague.Em esclarecedora entrevista à Folha, o coronel da reserva Antonio Junqueira, ex-chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), revela as conseqüências do absurdo vazamento das gravações da caixa-preta do avião da TAM pelos deputados na semana passada. "A profissão de aviador é talvez a única em que você trabalha grampeado a todo momento. Se você faz um gracejo sobre uma comissária bonita, se faz uma crítica à empresa, é um ambiente gravado. Nós pilotos somente aceitamos essa condição em razão do entendimento maior de que isso tem uma finalidade preventiva. O piloto pode apagar (os dados) depois de desligar os motores. O que leva ele a descer do avião e deixar um monte de coisa gravada? É a certeza de que aqueles dados têm uma finalidade exclusivamente preventiva", diz. O diário americano The New York Times traz reportagem dizendo que a preocupação aérea "não só brasileira". E que, nas últimas semanas, por pouco não aconteceram acidentes no pouso de aviões nos aeroportos americanos de La Guardia e Orlando.
A novela Renan.
O Congresso retoma os seus trabalhos com o seu presidente, Renan Calheiros, novamente na berlinda. No final de semana, a Veja acusou o senador de ter usado laranjas para comprar uma rádio em Alagoas. Para o blogueiro Ricardo Noblat, "é pule de dez que o Conselho de Ética irá recomendar a cassação do mandato de Renan".
O Brasil do etanol.
O presidente Lula iniciou viagem para o México e América Central. Nas palavras do diário espanhol El País, é a "diplomacia do etanol". A exportação da tecnologia brasileira de produção de combustíveis a partir da cana-de-açúcar se tornou o assunto dominante de Lula no exterior, numa estratégia inteligente de se diferenciar dos EUA e da Europa....
e o Brasil da vaidade.
Trecho da edição de homenagem ao Brasil da revista de moda americana Vanity Fair: "No Brasil, eles não sentem dor, nem responsabilidade. Tudo o que eles querem é inflar expectativas e bundas. É o país mais vaidoso do mundo, valendo-se de sua aparência, seu bronzeado, suas bundas, seus biquínis. Basta olhar para as senhoras de sessenta anos caminhando pela praia, encolhendo a barriga. O Brasil se olha no espelho e ama, adora, o que vê. Imagine o que é se sentir assim.

Nenhum comentário: