sábado, junho 23, 2007

VEJA SE VOCÊ...

SE ENQUADRA NESSA...

ACHA QUE NÃO TEM TEMPO PARA LER SOBRE ISSO?

VOCÊ PODE ESTAR AFETADO PELA SÍNDROME DA PRESSA.

Pessoas que não têm tempo para nada, irritam-se quando os outros exigem sua atenção, detestam histórias cheias de detalhes e sentem-se culpadas quando estão ociosas, são potenciais portadores da síndrome da pressa, termo cunhado pela pesquisadora Marilda Lipp, professora da Pontifica Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).

"São pessoas que tem como base de sua personalidade a urgência de tempo. Tem pressa mesmo quando não há nada que a justifique", diz a pesquisadora. Segundo ela, há vários níveis da síndrome - nos mais graves, ela pode até potencializar riscos de enfarte e úlcera gástrica.

De acordo com Marilda, na pressa não há distinção de idade ou sexo. "Homens, mulheres, crianças e idosos podem ter síndrome da pressa. O problema se agravou com a informatização. As pessoas querem a resposta do ser humano com a mesma rapidez que é obtida no computador", afirma.

Além da rapidez eletrônica, vários outros fatores contribuem para desencadear o problema, como o enxugamento nos quadros das empresas, o que força o funcionário a acumular tarefas, sob risco de demissão, o medo do desemprego e a convivência com outros doentes.

"Crianças acabam desenvolvendo a síndrome por causa dos pais, que cobram respostas rápidas a tudo o que propõem aos filhos", explica. Ela lembra ainda que a síndrome não é provocada apenas no ambiente de trabalho, mas pode ser desenvolvida também por pessoas que se sentem atarefadas na vida social ou esportiva.

Os estudos sobre o tema são desenvolvidos na PUC-Campinas no Laboratório de Estudos Psicofisiológicos do Stress (Leps), criado por Marilda para desenvolver pesquisas sobre o tema. Lá dos 4 mil pacientes atendidos no ano passado, 1.500 apresentavam a síndrome da pressa. "Fizemos uma pesquisa entre executivos, e verificamos que 90% deles têm sintomas da síndrome. A estatística indica que ela afeta patologicamente 10% da população em geral.
Segundo a professora, 75% dos enfartados têm a doença, que também compromete a vida social dos pacientes. "Parentes e amigos se sentem sempre em segundo plano", conta.

Tratamento
A pesquisadora aponta outros comportamentos que podem indicar a síndrome, como segurar objetos com força maior que a necessária, comer e andar rapidamente. O tratamento é baseado em sessões de "treinamento", como define pesquisadora, em que o paciente aprende a controlar a ansiedade, conhecer seus limites, definir prioridades e metas. "Se não há meta, tudo parece urgente", diz Marilda.
São necessárias 15 sessões de terapia de 50 minutos cada uma, para reabilitar o doente, sem utilização de remédios. As sessões ocorrem semanalmente, e são completadas com "lição de casa". Num dos exercícios, o paciente é posto para conversar com um gago e ouvir atentamente tudo o que ele diz, sem interrompê-lo. Ele também é orientado a percorrer espaços andando lentamente, e segurar objetos sem aplicar força sobre eles.
Entre as lições de casa, uma é nunca atravessar o sinal amarelo. "Se atravessar, o paciente tem de dar a volta no quarteirão para passar de novo pelo mesmo semáforo", conta Marilda. Monitorar-se para ouvir pacientemente o que os outros têm a dizer, sem interrompê-los, comer e andar lentamente são medidas que devem ser adotadas pelos apressados.
"O treinamento é baseado na terapia cognitiva-comportamental", diz Marilda. Os resultados são geralmente positivos, comenta.


Mais informações sobre o Leps, ou o Centro de Controle de Estresse podem ser obtidas no site
www.estresse.com.br .

Veja o teste
Você tem pressa?
1-Sempre confirmo com expressões como "sim", "evidentemente", "claro", enquanto outras pessoas estão falando.
2-Sinto um vago desconforto ou remorso quando não estou fazendo nada.
3-Faço duas ou mais coisas ao mesmo tempo ?
4-Sou muito rápido no pensamento e nas ações ?
5-Fico irritado com quem inclui muitos detalhes quando conta uma história ?
6-Penso em vários assuntos ao mesmo tempo ?

Resultado
* De 4 a 6 pontos na opção verdadeiro : você tem síndrome da pressa e possui temperamento inquieto. Procure alternativas para relaxar e se sentirá melhor.

* 3 pontos na opção verdadeiro : você não tem síndrome da pressa, mas corre o risco de adquiri-la.

* Até 2 pontos : você está no grupo ideal, continue assim.

Nenhum comentário: