sexta-feira, julho 20, 2007

ESSA É BOA!!

ÉTICA É UMA COISA RELATIVA.

Ou seria hipocrisia?


O sociólogo Peter Berger escreveu livrinho delicioso: "Introdução à Sociologia".
Um dos seus capítulos tem um título estranho: "Como trapacear e se manter ético ao mesmo tempo". Estranho à primeira vista. Mas logo se percebe que, na política, é de suma importância juntar ética e trapaça.


Para ilustrar, segue uma historieta:


Havia numa cidade dos Estados Unidos uma igreja batista. Os batistas, como se sabe, são um ramo do cristianismo muito rigoroso nos seus princípios éticos e havia também, na mesma cidade, uma fábrica de cerveja que, para a igreja batista, era a vanguarda de Satanás.
O pastor não poupava a fábrica de cerveja nas suas pregações. Aconteceu, entretanto, que, por razões pouco esclarecidas, a fábrica de cerveja fez uma doação de 500 mil dólares para a dita igreja...
Foi um auê! Os membros mais ortodoxos da igreja foram unânimes em denunciar aquela quantia como dinheiro do Diabo e que não poderia ser aceito.
Mas, passada a exaltação dos primeiros dias, acalmados os ânimos, os mais ponderados começaram a analisar os benefícios que aquele dinheiro poderia trazer: uma pintura nova para a igreja, um órgão de tubos, jardins mais bonitos, um salão social para festas.
Reuniu-se então a igreja em assembléia para a decisão democrática. Depois de muita discussão registrou-se a seguinte decisão no livro de atas:

"A IGREJA BATISTA BETEL RESOLVE ACEITAR A OFERTA DE 500 MIL DÓLARES FEITA PELA CERVEJARIA, NA FIRME CONVICÇÃO DE QUE O DIABO FICARÁ FURIOSO QUANDO SOUBER QUE O SEU DINHEIRO VAI SER USADO PARA A GLÓRIA DE DEUS"

Nenhum comentário: