segunda-feira, julho 23, 2007

OPINIÃO DE QUEM SABE O QUE FALA...




É UMA VERGONHA!

OPINIÃO DE UM COMANDANTE.

1 - FATORES CONTRIBUINTES:

A - Horário de pico - aeronave lotada (PAY LOAD - alto) - aeronave pesada -
B - Condições meteorológicas adversas no destino - São Paulo - necessário reforço de combustível - mais peso -
C - Controladores de vôo em operação padrão - prováveis esperas - necessário reforço de combustível - mais peso -
D - Vento forte (noroeste) obrigando o uso da pista 35L - (Obs: todos os pilotos experientes nas operações de pouso na pista 35 de Congonhas, sabem que existe turbulência na aproximação para esta pista imediatamente antes da cabeçeira e nestas condições, sempre existe uma corrente descendente que empurra o avião para baixo, exigindo um acrescimo acentuado de potência nos motores para se manter a velocidade e trajetória de planeio e que quando cruzando a cabeçeira da pista, inverte-se a situação e o avião subitamente volta a ganhar sustentação e velocidade, exigindo imediata redução da potência dos motores).
E - Nos AIRBUS A319/A320/A321/A330 essas correções de potência são automaticamente feitas pelo computador da aeronave, conforme as variações da velocidade da mesma, tirando do Piloto a autonomia para esse controle, porém essas correções automáticas, são mais rápidas para aceleração do que para desaceleração. Ou seja, provavelmente havendo uma corrente descendente os motores foram acelerados rapidamente e não desacelerados com a mesma rapidez, fazendo com que o avião toca-se o solo acima da velocidade normal para o pouso naquelas condições.
F- Pista relativamente curta para este tipo de equipamento, quando pesado, molhada e escorregadia (sem as ranhuras), agravando consideravelmente a condição de frenagem.
G - Descaso das autoridades, que para encobrirem os desacertos e incompetência, fecharam os olhos para os diversos sinais de perigo, demonstrado em diversos incidentes de derrapagens de outras aeronaves - uma no dia anterior -
H - Ganância dos operadores (Cias. Aéreas), que querem operar nos aeroportos centrais (antigos e despreparados), com aeronaves cada vez maiores, com maior número de clientes
- aviões pesados e superlotados - Nada substitui o LUCRO - ou, Linhas Aéreas "inteligentes".
I - Insuficiente investimento no setor, o suficiente alimenta a Corrupção dos Políticos, dirigentes de estatais e autoridades que dilaperam o investimento e agora valiosas vidas de brasileiras e brasileiros. Que as vítimas da ganância, que perderam suas vidas em 17 de julho de 2.007 e também em 29 de setembro de 2.006, sejam lembradas e reverenciadas, como nossos heróis TIRADENTES, RUI BARBOSA e também SANTOS DUMONT além de tantos outros, que viveram ou vivem, para tentar corrigir tantos PECADOS cometidos em nome do EGOÍSMO e Imediatismo, que fere, mata e destrói a nossa NAÇÃO, nosso POVO e a nossa CULTURA .

Nenhum comentário: